Lauriani,
mandou uma BoaDica
para VOCÊ

As 5 Soft Skills mais importantes para o futuro

Oferecimento:

FaceBook Twitter WhatsApp Email Copiar
O World Economic Forum produz anualmente um relatório sobre o futuro do emprego, o The Future of Jobs Report. O relatório em questão busca discutir assuntos relacionados ao mundo corporativo, como as principais tendências para o futuro e reflexões sobre assuntos do presente. No ano de 2020, em especial, muito se falou sobre o impacto da pandemia na economia e o que se esperar de trabalhos e habilidades chave para os próximos anos.

Relacionado à Soft Skills, o Future of Jobs Report 2020 apresentou uma lista das habilidades mais importantes para o futuro:

1. Resolução de Problemas Complexos

A importância de solucionar problemas complexos envolve olhar para os conflitos do presente e construir resoluções criativas para questões que poderiam ser consideradas becos sem saída.

O profissional que consegue resolver problemas rapidamente, demonstra confiança e assertividade na função que exerce e consegue manter um ambiente produtivo mesmo diante de diagnósticos negativos.

2. Pensamento Crítico

Pensar de forma crítica está bastante relacionado à skill anterior. Ambas dizem respeito à antecipação de conflitos e tomada de decisão diante de uma situação desafiadora.

O pensamento crítico, porém, foca no olhar para o futuro e na possibilidade de prever problemas, projetando soluções eficazes para que eles não ocorram. O pensamento crítico age na antecipação, através da profunda análise do contexto e da experiência.

O profissional que exerce essa Soft Skill sabe que se manter alerta a todo momento é a melhor forma de evitar possíveis desvios do processo e promover um ambiente mais produtivo.

3. Criatividade

No passado, a criatividade já foi considerada uma habilidade inata, em que uma pessoa criativa nascia com um certo tipo de dom. Como as outras Soft Skills aqui apresentadas, entretanto, a criatividade também é uma habilidade que pode ser desenvolvida e trabalhada.

A criatividade está relacionada à capacidade de pensar fora da caixa, de driblar o caminho tradicional de um pensamento e de propor uma solução diferente e inovadora. Pensar criativo é fugir de padrões pré-estabelecidos e trilhar um novo caminho único.

4. Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas é uma habilidade própria de verdadeiros líderes. Gerir pessoas é, sobretudo, ver o melhor que alguém pode oferecer e construir um ambiente propício para que todos de uma equipe possam entregar resultados positivos.

Realizar uma verdadeira gestão envolve delegar tarefas e assumir compromissos, mas, também, criar um clima motivacional e, quando surgirem, saber administrar conflitos. De forma geral, o grande gestor é aquele que vê potencial em cada indivíduo e enxerga cada pessoa para além das suas Hard Skills.

5. Coordenação em Equipe

Um traço que vai além da gestão individual é a capacidade de coordenar, não apenas uma pessoa, mas uma equipe. Embora entender, ensinar e motivar o colaborador seja um papel importante de um bom gestor, quando estamos nos referindo à organização de uma equipe inteira, há outras habilidades que precisam ser exploradas.

A coordenação de uma equipe envolve olhar para as diversas possibilidades de construção de um time que trabalha em sinergia e impulsionar o melhor cenário para a criação de um ambiente mais produtivo e saudável. Há necessidade de ser um bom líder para todos.

Como são habilidades subjetivas, o aprendizado de Soft Skills também ocorre nesse espectro. Por isso, desenvolver uma Soft Skill muitas vezes pode envolver um processo interno de autoconhecimento, que busca aprimorar sua própria inteligência emocional e enxergar em si mesmo a possibilidade de mudança e aperfeiçoamento pessoal.

Fonte: alura.com.br
Leia mais...

Já pensou em fazer um curso?
Matricule-se sem sair de casa

www.boabolsa.com.br

© Direitos Reservados “DRM Educação Sistema de Ensino Ltda.”