O curso de graduação da Uniflor, na modalidade presencial (apenas para o Polo de Alta Floresta-MT) , promove uma formação integral para o futuro formando, relacionando teoria e prática. A Faculdade conta com laboratórios, bibliotecas e equipamentos especializados para cada curso de graduação.
Objetivos:
O curso visa formar profissionais capacitados, com visão crítica e estratégica, competência teórica e prática, desempenhando suas funções com compromisso, profissionalismo, responsabilidade social, seguindo princípios éticos, morais e com capacidade técnica e prática relevante em qualquer parte do Brasil.
Quais as áreas de atuação no mercado de Engenharia Civil?
- Construção civil - A construção civil é um dos ramos preponderantes no mercado. Trata-se da realização de projetos e execução de obras diversas. É o engenheiro civil quem idealiza a construção, programa a compra de materiais, contrata mão de obra e acompanha todo o desenvolvimento do trabalho. Assim, é responsabilidade do profissional prezar pelo cumprimento das normas e técnicas, e otimizar o uso de recursos, principalmente os financeiros.
- Geotecnia - Uma construção, normalmente, começa a partir da terra, certo? No entanto, cada solo tem características específicas, e estudá-las é uma etapa fundamental para o sucesso da construção. Este é o papel do profissional de geotecnia. É ele quem analisa o terreno com o propósito de garantir a segurança e a eficiência das obras, de modo a prevenir possíveis danos e desastres à construção.
- Perícia - Os engenheiros civis que preferem não acompanhar as obras podem se encontrar nesta área de atuação, que é a perícia. Nela, o profissional realiza avaliações de construções em andamento, e das que já estão prontas, para emitir laudos e pareceres técnicos. É um trabalho muito importante, uma vez que ele atesta a inexistência de irregularidades e falhas, ou, então, aponta os deslizes e riscos que precisam ser corrigidos.
- Segurança do trabalho- Outra área com papel muito importante na Engenharia Civil é a da segurança do trabalho. Afinal, as obras têm vários profissionais envolvidos, e é preciso zelar pela saúde e bem-estar deles. Como engenheiro de segurança do trabalho, é preciso fiscalizar as construções, os locais de trabalho e os equipamentos para garantir que as leis sejam cumpridas e os trabalhadores estejam protegidos.
- Georreferenciamento rural - Na área de georreferenciamento rural, o engenheiro atua no campo. Ele tem como papel mapear, mensurar e dimensionar as propriedades rurais por meio de levantamento topográfico.
A partir disso, o profissional emite as documentações exigidas neste segmento.
- Saneamento básico - O saneamento básico consiste no tratamento de esgoto, abastecimento de água, escoamento de água e controle do lixo urbano, entre outras atividades. O responsável pelas obras relacionadas a esses sistemas é o engenheiro civil. No Brasil, essa é uma área bastante importante, já que ainda há muito o que se fazer. Para se ter ideia, 48% da população não tem coleta de esgoto.
- Rodovias e transportes - O engenheiro civil que opta pela área de rodovias e transportes atua com projetos e obras como estradas, viadutos, ferrovias e etc.
Para isso, ele analisa o cenário, bem como todas as necessidades e impactos envolvidos nesses meios.
Como é o mercado de trabalho para Engenharia Civil?
Você já viu que o mercado de trabalho para a Engenharia Civil é bem plural. São vários ramos distintos que o profissional pode escolher. É uma área com alta taxa de ocupação. Ou seja, com boa empregabilidade. Além disso, o setor está crescendo. Em 2019, a Construção Civil cresceu 1,6%, e a projeção para 2020 é de 3%, segundo Odair Senra, presidente da SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), em entrevista para o portal UOL. Outra boa notícia para quem pensa em se tornar engenheiro civil é que os salários na área são altos. Segundo o site Trabalha Brasil, o profissional inicia a carreira com remuneração média de R$ 4.200,00, e chega a ganhar mais de R$ 17.700,00.
Quais as melhores áreas e oportunidades em Engenharia Civil?
Como vimos, a Construção Civil tem boas oportunidades para a Engenharia Civil. Mas existem ainda outros setores que estão aquecidos, como o de transporte que, em 2018, cresceu o dobro do PIB do País. Outro destaque é o de agropecuária, que também tem apresentado números impressionantes. Somente no primeiro trimestre de 2020, cresceu 1,9%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Venha estudar na Uniflor e mude seu futuro, hoje.
Leia mais...