A gestão logística consiste na administração dos fluxos logísticos de sua empresa, aqueles que envolvem as atividades relacionadas à produção de mercadorias ou à compra de produtos, ao armazenamento e à distribuição das mercadorias. Sabendo disso essas operações exigem cuidados especiais. Veja 7 dicas para melhorar sua gestão logística.
1) Agilidade e controle na linha de produção.Para ter o controle total da produção é necessário que a organização tenha todos os processos mapeados. Quanto mais números e informações, mais fácil fica para identificar as fragilidades do Supply Chain. Por isso, é preciso monitorar desde o início até o fim, para agilizar e até prever a resolução de possíveis problemas.
2) Compartilhe o sistema de gestão logística com os fornecedores.A falta de estoque é prejudicial para o desempenho logístico, assim como o excesso, que implica em custos e perdas maiores. Dessa forma, compartilhar os sistemas da cadeia de suprimento com os fornecedores, ajuda com esse problema, já que eles produzem e entregam à medida que o nível de seu estoque está baixo.
3) Previsões de demanda para evitar desperdícios.Um dos pontos mais importantes para garantir o sucesso de uma empresa é conseguir mensurar as vendas que realizará no futuro, por meio de análises quantitativas e qualitativas.
Os métodos de previsão de demanda têm o objetivo de estabelecer metas de faturamento e determinar com mais precisão a quantidade de produtos que devem ser desenvolvidos ou adquiridos com os fornecedores. Pode ser uma tarefa um pouco complicada. Para isso, contar com o apoio da gestão logística é fundamental.
Olhar os históricos anteriores é um dos melhores métodos para prever a demanda, atribuindo comparativos de crescimento. Outros fatores são agregados à projeção e assim ganham uma forma de acordo com os rascunhos que vão sendo elaborados.
É importante lembrar que, sempre que se trabalhar com qualquer método de previsão de demanda, é prudente estabelecer uma margem de erro, visto que se trata exatamente de uma previsão, e não de um número exato.
4) Adquira novos parceiros.Entender que ninguém faz sucesso sozinho é um grande passo para o sucesso de qualquer empresa. Para ajudar no desenvolvimento de novos processos e até melhorar a eficiência do seu negócio, procure parceiros comerciais.
Um detalhe importante é que tamanho ou fama não são essenciais. Apostar em fornecedores pequenos que são promessas do setor, pode oferecer ótimos benefícios quando se fala de inovação e entrega. Uma boa parceria é sinal de ideias inovadoras e de credibilidade.
5) Integração de equipes.É importante que as projeções de vendas realizadas no planejamento estratégico sejam integradas com outras etapas, como o planejamento de operações, produção e finanças. Pois assim, terá um único plano de ação completo e preciso. O marketing também pode fazer parte dessa integração, para monitorar campanhas, condições de mercado, entre outros aspectos.
6) Use poucos softwares de gestão da cadeia de suprimentos.Para garantir eficiência e agilidade nos processos utilize poucos softwares, se possível apenas um. Escolha um software que atenda todas as necessidades da sua organização. Pesquise antes de tudo, e verifique quais são os pontos mais importantes na gestão.
7) Monitorar o desempenho dos fornecedores.A falha de um único fornecedor pode ocasionar em problemas no fluxo da cadeia de suprimentos, que consequentemente prejudica no orçamento e na satisfação dos clientes. É importante monitorar as atividades de seus fornecedores, para garantir eficiência e bons resultados.
Com o monitoramento, o fornecedor é estimulado a acompanhar os objetivos de seu cliente, acompanhando a evolução de mercado, mantendo padrões de entrega e qualidade alinhados.
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Fonte:
Desafio da Logística
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