Estudar sozinho exige muita dedicação e força de vontade. Com a quantidade de recursos e atividades para lidar, o estudo autônomo acaba sendo mais difícil que o esperado. Para ajudá-lo a resolver esta questão e ter mais eficiência no aprendizado, veja abaixo 5 dicas para estudar por conta própria.
1). Faça um cronograma de estudosIndependente para o que você irá estudar, você precisa saber qual o conteúdo que necessita ser aprendido. Fica mais fácil distribuí-lo em seu cronograma. Faça uma tabela para ser seguida em sua rotina. Assim, além de controlar o conteúdo, você saber quanto tempo te sobra para aprofundar determinado assunto antes da data do exame. Para ajudar faça uma tabela para ser seguida em sua rotina, além de controlar o conteúdo, você vai saber quanto tempo te sobra para aprofundar determinado assunto.
2). Estabeleça horários fixos no seu dia a diaTalvez seja a mais difícil seguir. Quando se tem muito tempo livre durante o dia normalmente colocamos outras atividades no lugar do momento que separamos para os estudos, e fazer isso é procrastinar e você não deve fazê-la! Se você separar uma hora ou uma hora e meia para estudar, siga este horário rigorosamente. Além disso o ideal é que você faça sempre na mesma hora do dia. Por exemplo, se você separou dentre as 15h às 16h para estudar, tente estudar todos os dias neste mesmo horário. Fazer isso te ajuda a criar rotina, e incorporar uma nova atividade no seu cotidiano. Caso não seja possível, adapte os horários de estudo conforme suas atividades por dia da semana.
3). Separe um espaço para estudarTenha um cantinho dedicado para isso. O importante é manter a tranquilidade durante o estudo. Embora algumas pessoas prefiram estudar com músicas calmas de fundo, o ideal é que você tenha silêncio para concentração.
4). Se desligue da internetOu desligue seu telefone. Embora sejam importantes aliados na busca de conhecimento, em casos específicos a internet e o celular te atrapalham tornando os momentos para estudar menos proveitosos. Caso você utilize um computador para ajudar em suas pesquisar, evite abrir outros sites como redes sociais, que tendem atrair muito sua atenção. Avise os amigos e família que neste momento você estará ocupado, como se estivesse no trabalho, por exemplo. Algumas pessoas a nossa volta demoram a perceber a seriedade que estudar em casa exige, por isso seja rigoroso desde o início.
5). Não fique com dúvida, peça ajuda!Estudar sozinho não significa que você deva sofrer sozinho com o que não esteja entendendo. Neste ponto a internet é um grande apoio. Existem diversos fóruns e sites que ajudam você discutir assuntos específicos e de vários gêneros, tal como o site: https://profes.com.br/. Além disso, algumas videoaulas podem também dinamizar o seu ritmo de estudo, além de ajudarem no esclarecimento de dúvidas. Lembre-se: fazer pesquisa na internet pode servir de grande ajuda, mas você deve tomar cuidado para não se distrair com as redes sociais, notícias aleatórias etc.
Gostou dessa boa dica?
Seu futuro não pode parar: faça um curso e mude sua vida.
Fonte:
EAD
Leia mais...