Como aumentar a produtividade?
São muitos os fatores do dia a dia que podem nos fazer ter um dia produtivo: nossas prioridades, nossos prazos, nossos ambientes de trabalho e até nossa saúde.
Apesar disso, os fatores principais para se tornar uma pessoa produtiva são hábitos que devemos exercer diariamente. A boa notícia? Eles só dependem de nós mesmos.
Veja abaixo 10 dicas de como ter um dia mais produtivo:
1. Comece o mais cedo possível
Esta dica pode parecer óbvia, mas é muito importante. Se você costuma procrastinar, é preciso começar a trabalhar ou estudar assim que tiver a chance. Quanto mais você adiar, mais provável será que você deixará para amanhã. Faça primeiro, pense depois.
2. Anote suas tarefas em uma agenda
É difícil ser produtivo tentando se lembrar de todas as suas responsabilidades de cabeça.
Quando uma tarefa surgir, anote-a em algum lugar, mesmo que no celular. O ideal é fazer uma agenda com os prazos de cada dever para não esquecê-los. Muita gente prefere uma agenda física, mas você pode usar a do próprio celular.
3. Planeje sua lista de tarefas à noite
Planeje o dia seguinte baseando-se na sua agenda todas as noites antes de dormir.
Isso permitirá que você acorde e já possa começar a ter um dia produtivo, ao invés de ter que gastar energia decidindo quais tarefas realizar.
4. Divida seus deveres em pequenas tarefas
Ao planejar suas tarefas, quebre-as em partes menores.
É difícil definir quanto tempo se gastará em um projeto grande, como “fazer ilustração”, mas fica mais fácil quando dividimos em partes menores, como “definir paleta de cores”, “escolher fonte” e assim por diante. Além disso, você ficará mais motivado ao finalizar essas tarefas menores e tirá-las da frente.
5. Defina metas e prazos
Além de definir quais são suas tarefas, é importante criar metas para bater. Dependendo do tipo do seu trabalho, elas podem ser diárias, a cada dois dias, semanais ou qualquer outra divisão de tempo que você preferir.
Apesar disso, é importante ter metas a curto e longo prazo, portanto, defina o que você quer atingir em um tempo longo, como em um ano ou mais.
É sempre bom seguir um modelo de plano de ação.
6. Crie recompensas
Após criar suas metas de curto e longo prazo, defina recompensas que você dará a si mesmo ao bater cada objetivo. Isso funciona como uma motivação extra.
O que usar como recompensa? O ideal é utilizar coisas pequenas:
7. Mantenha as recompensas pequenas
Imagine a seguinte situação:
Você quer correr dois quilômetros todos os dias. Para se motivar, decide que poderá comer um pequeno chocolate nos dias que bater a meta. Ou então poderá assistir a um episódio da sua série favorita.
Se um dia você acabar não batendo a meta, será uma tentação resistir ao chocolate na sua gaveta ou à série na televisão a sua frente. Ao cair na tentação, o esquema para de funcionar, porque inconscientemente você sabe que terá a recompensa de qualquer maneira.
E se, ao invés disso, você criar uma recompensa que não lhe tentará? Por exemplo, fazer uma marca em um calendário todos os dias que correr dois quilômetros. Ou fazer uma tabela em Excel com a visualização das metas pintadas em verde quando são atingidas. Dessa maneira você:
- Não será tentado a mentir e marcar um dia que não correu;
- Terá um registro de todos os dias em que bateu a meta, o que facilitará uma futura análise;
- Quanto mais metas bater metas, mais motivado você ficará, pois não vai querer quebrar o recorde de marcações deixando um dia em branco.
Quanto “menor” a recompensa, melhor. É contra-intuitivo, mas funciona.
8. Não faça diversas coisas ao mesmo tempo
Mesmo que você tenha dez coisas diferentes para realizar naquele dia, você será mais produtivo se focar em cada uma de uma vez ao invés de fazer malabarismo com suas tarefas e se sobrecarregar.
9. Determine o que estará no topo da lista
Como determinar quais tarefas focar primeiro? Ao determinar sua lista de coisas a fazer, no dia anterior, coloque no topo da lista:
- Coisas urgentes que devem ser entregues de manhã;
- Decisões que você preferiria tomar de cabeça fresca;
- Hábitos que você quer tornar rotineiros, como fazer exercícios;
- Tarefas curtas e fáceis. Elas te convencerão a começar a produzir no dia ao invés de procrastinar, e riscá-las da lista será uma motivação extra.
Além disso, uma técnica de produtividade muito utilizada é fazer imediatamente qualquer tarefa que apareça durante o dia e que leve menos de cinco minutos para ser feita.
10. Livre-se da expectativa de perfeição e não planeje para sempre
Algo que talvez esteja te impedindo de começar a produzir é ser perfeccionista demais. Lembre-se que é melhor ter feito algo imperfeito do que não ter começado.
Além disso, começar a fazer algo imperfeito é sempre o primeiro passo de uma grande obra. Por exemplo, se você está tentando escrever um livro e no final do dia o resultado é sempre uma página em branco, é melhor permitir-se escrever um capítulo ruim. No dia seguinte você já terá algo para editar e refletir sobre como melhorar, o que é muito melhor do que uma página em branco.
Fonte:
https://zety.com/br/blog/como-ser-mais-produtivo
Leia mais...