O conserto de computador é uma atividade que pode ser exercida por técnicos, tecnólogos e até bacharéis em tecnologia da informação que possuem os conhecimentos certos para compreender o funcionamento desses dispositivos e identificar com facilidade o problema que impede o usuário de usá-los com eficácia. É uma profissão ampla, que pode servir tanto como renda extra como ser atividade principal.
Se você é um profissional que conserta computadores ou pretende se aventurar por essa atividade em breve, confira 5 dicas para se dar bem nessa área:
1) Crie um sistema de gerenciamento de chamadosComo a demanda pelo conserto de computadores é bastante alta, você logo perceberá que organizar seu fluxo de clientes é essencial para manter o empreendimento no mais perfeito andamento. Para isso, você pode utilizar uma planilha, um caderno, um aplicativo de celular ou desenvolver seu próprio sistema. O importante é assegurar a marcação de horários com os clientes e tratar de cumpri-los adequadamente.
2) Seja assertivo ao dar informações a seus clientesO profissional que conserta computadores não pode vacilar na hora de dar o diagnóstico para seus clientes. Assim, feita a avaliação, diga logo se é possível fazer o conserto do computador e quanto isso efetivamente custará. Tente explicar o problema para o cliente, mesmo que ele não entenda nada de manutenção de computadores, pois isso o deixará mais tranquilo e confiante para pagar o valor justo por seu trabalho.
3) Tenha parceiros que complementem seu serviçoFato é que muitos dos problemas que chegam até o profissional que conserta computadores não são exatamente da sua competência, não é verdade? Sendo assim, o ideal é contar com parceiros de confiança, os quais possa indicar para resolver essas demandas. Profissionais especializados em gadgets, como impressoras e scanners, também podem ser indicados por você, gerando maior valor para seu cliente.
4) Dê dicas básicas de conservação e manutençãoAlguns problemas com o computador podem ser resolvidos pelo próprio cliente, liberando o tempo do profissional especializado para lidar com problemas mais sérios e que normalmente trazem retornos financeiros mais significativos. Sendo assim, dê uma aula básica sobre limpeza, conservação do equipamento e pequenas manutenções que podem ser realizadas em casa mesmo, sem maiores complicações. Seu cliente certamente agradecerá e ainda indicará seus serviços de conserto de computador para outras pessoas.
5) Cogite montar uma assistência técnicaSe você ainda não tem um negócio de conserto e manutenção de computadores devidamente formalizado, pense sobre o assunto. Afinal de contas, ao montar uma assistência técnica, você dá mais visibilidade à sua atividade, gera credibilidade e confiança no mercado, além de poder desfrutar de incentivos do governo para ampliar sua atuação por meio de financiamentos.
Gostou dessa boa dica?
Seu futuro não pode parar: faça um curso e mude sua vida.
Fonte:
Flex Cursos
Leia mais...