Edmundo,
mandou uma BoaDica
para VOCÊ

Entenda como a comunicação efetiva é essencial na sua carreira

Oferecimento:

FaceBook Twitter WhatsApp Email Copiar
Nos últimos anos muito se fala sobre carreira e sobre como obter um melhor desempenho dos profissionais. As empresas estão exigindo cada vez mais de seus colaboradores e é essencial que estes invistam em aprimoramento constante.

Neste sentido, é preciso que estes profissionais considerem que um fator importante para o crescimento e relacionamento na carreira é a comunicação. Indivíduos com facilidade para se comunicar obtêm maiores oportunidades de serem contratados por grandes empresas, já que as habilidades de comunicação tanto verbal, como não verbais, são muito importantes ao sucesso de toda organização bem como de seus profissionais.

Fato este justifica o ato de algumas empresas investirem em treinamentos para que os seus colaboradores aprendam, cada vez mais, como se comunicar com eficácia e praticidade. Assim, uma comunicação efetiva representa muito mais do que ter boas conversas e um bom relacionamento interpessoal com colegas e superiores, ou ainda de saber fazer relatórios escritos e mandar e-mails.

Uma boa comunicação tem benefícios, que se mostram na forma como os colaboradores se comunicam com os clientes, colegas, líderes, fornecedores e parceiros de negócios. Portanto, além de ajudar na harmonização do ambiente, cuidar deste elemento essencial também traz excelentes resultados de curto, médio e longo prazo à organização e aos seus membros.

O que é comunicação efetiva?



A comunicação efetiva é uma competência necessária a todo ser humano, principalmente no mundo em que vivemos, pois as empresas dão cada vez mais valor a isso. E cada vez mais os profissionais estão mais conscientes da importância da boa comunicação, buscando aperfeiçoá-la continuamente.

Cursos e programas com o intuito de melhorar a comunicação no dia a dia e eliminar, por exemplo, o medo de falar em público são muito procurados por executivos. E estes líderes já se deram conta de que a habilidade de se comunicar é uma alavanca para a carreira.

Em todo relacionamento é essencial a comunicação e algumas fases dela precisam ser seguidas para melhorar os resultados na sua carreira e também na empresa.

Veja quais são os cinco estágios da comunicação a seguir:

Estágio 1 – Comunicação Básica

Neste estágio estão os cumprimentos, a conversação formal e também superficial. Esse nível é executado por todo nós, quando entramos na empresa e saudamos todo mundo com um “bom dia” ou “olá”. Ele é básico, porque não gera comprometimento, aproximação ou outro tipo de relacionamento.

Estágio 2 – Comunicação de Rotina

Neste momento há uma troca de informações que podem ou não ser seguidas de comentários pessoais. Após a saudação inicial se propõe um breve diálogo. Esse é um estágio comum nas empresas, bastante utilizado pelo departamento administrativo, por exemplo.

Estágio 3 – Comunicação das Ideias

Aqui tem o início da liberdade, onde os membros da organização se arriscam na exposição de seus próprios pensamentos e opiniões. É um estágio em que o profissional começa a se sentir mais solto para fazer suas ponderações sobre o tema discutido. Ao chegar neste nível de comunicação, a pessoa está mais propensa ao crescimento profissional, pois expõe com mais facilidade suas ideias.

Estágio 4 – Comunicação Efetiva

A comunicação começa a atingir um nível gerencial, em que as decisões passam a ser elaboradas de modo consistente. As pessoas se comunicam de forma mais clara, com a voz mais branda, o peso da autoridade está condicionado não ao poder e sim à responsabilidade das decisões expostas.

Estágio 5 – Comunicação por Resultados

Um nível de conhecimento aliado à uma grande expertise, histórico de mercado, empresas e de produtos são relevantes. Profissionais nesse estágio estão normalmente envolvidos em reuniões e o tempo é um bem precioso, por isso, utiliza-se o nível 1 e 2 com a maioria da empresa, dedicando-se e atendo-se a profissionais de nível 3 e 4.

O poder da comunicação efetiva



A tarefa do líder é conseguir melhorar a empresa nos diversos estágios de comunicação, proporcionando assim, condições de crescimento e comprometimento, para que cada profissional possa superar seus limites.

Assim, um profissional pode ser altamente capacitado, mas se ele não souber se comunicar de maneira efetiva, provavelmente terá mais dificuldades de obter boas oportunidades.

É importante esclarecer, que quando falo sobre saber se comunicar, não estou me referindo a pessoas extrovertidas e que falam muito, pois indivíduos tímidos também podem ser ótimos comunicadores.

A comunicação efetiva é aquela em que o indivíduo sabe filtrar e organizar as informações que deve repassar e escolhe o canal ideal a ser utilizado, para transmitir a sua ideia. Ou seja, se pessoalmente, por e-mail, telefone ou videoconferência, por exemplo.

Todo ser humano comunica de alguma maneira. A diferença é que algumas pessoas se comunicam melhor do que outras. Pesquisas mostram que bons comunicadores são mais bem preparados para serem empreendedores de sucesso, recebem remunerações maiores, têm melhor autoestima e até casamentos mais duradouros.

Além destes benefícios, existem outros que tornam a comunicação efetiva algo verdadeiramente poderoso na vida, carreira e empresa de uma pessoa. Confira abaixo quais são eles:

Equipe Mais Unida

Quanto mais as pessoas se comunicam de forma aberta e franca, mais elas criam um laço de conforto e segurança. Em se tratando de membros de um mesmo setor da organização, isso é importante, porque os une, transformando-os em uma equipe unida, com objetivos em comum.

Evita Mal-Entendidos

Quando a comunicação é falha, abre-se espaço para conflitos e mal-entendidos. Este tipo de situação não é nada positiva dentro de uma empresa e pode causar a desunião da equipe. Com uma comunicação positiva muitos conflitos são evitados.

Melhora na Tomada de Decisões

Quando todos os colaboradores dentro da organização se comunicam com eficácia, o gestor sempre sabe de problemas que estão acontecendo ou de algo que está dando certo. Dessa forma, é possível tomar decisões muito mais acertadas, baseadas nas informações dadas por quem vive o dia a dia da empresa de perto.

Delegação Mais Eficaz

Saber delegar funções é fundamental para que nenhuma atividade importante seja deixada de lado ou realizada sem a atenção necessária. Com uma comunicação eficiente, a delegação é completa e inclui o que é preciso fazer e como deve ser feito. Assim as chances de a atividade ser realizada com sucesso se tornam muito maiores.

Fluxo de Comunicação Circular

Quando a comunicação é eficiente, o modelo escolhido pode ser o circular, que é aquele em que as informações são passadas para todos os níveis da organização, sem seguir padrões tradicionais. Esse modelo é muito mais moderno e ideal para o momento atual, em que as empresas estão dando muito mais liberdade para seus colaboradores tomarem decisões e se desenvolverem.

A comunicação efetiva no trabalho é essencial para que os colaboradores estejam em sintonia, além de ser interessante para que se possa buscar um mesmo ideal, ou seja, mesmas metas e objetivos, que é o sucesso da organização e dos seus profissionais e, obviamente, a satisfação dos seus clientes.

Fonte: ibccoaching.com.br
Leia mais...

Já pensou em fazer um curso?
Matricule-se sem sair de casa

www.boabolsa.com.br

© Direitos Reservados “DRM Educação Sistema de Ensino Ltda.”