Neimar,
mandou uma BoaDica
para VOCÊ

Linha do Equador: como povos pré-incas podem ter descoberto marco muito antes dos ocidentais

Oferecimento:

FaceBook Twitter WhatsApp Email Copiar

Equador e a Linha do Meio do Mundo

"Equador significa 'meio do mundo' e, obviamente, isso está ligado à missão geodésica francesa, que definiu o ponto no centro do mundo onde hoje existe um monumento", diz Jorge Eduardo Carrera, gerente da Ciudad Mitad del Mundo.

De 1734 a 1744, a Academia Francesa de Ciências realizou expedições para determinar a forma da Terra. Eles verificaram a teoria de Isaac Newton sobre o formato do planeta, mas a linha traçada na época não estava exatamente na latitude 0°.

"Eles erraram por alguns metros. Hoje, com o GPS, sabemos que o ponto exato é próximo, mas o monumento segue sendo referência", explica Carrera.

Expedição aos Andes

María Patricia Ordóñez, da Universidade San Francisco de Quito, ressalta as dificuldades enfrentadas pela missão francesa nos Andes, desde o relevo acidentado até mudanças políticas.

A equipe usou métodos como triangulação, pêndulos e observação de estrelas para suas medições.

Astronomia ancestral

Antes dos incas e espanhóis, os povos andinos, como os quitus, já observavam os céus. "A Ciência não vem apenas do Ocidente. Culturas antigas também criaram ciência e tecnologia", diz Esterlina Quinatoa Cotacachi.

"Quito é o lugar do sol reto e da hora certa", diz Gustavo Guayasamin. Calendários andinos conseguiam contar o ano com sombras iguais, algo possível apenas na latitude 0°.

Firmamento e Catequilla

Hoje, diversos pontos disputam ser o verdadeiro "meio do mundo". Um deles é o morro Catequilla, onde há uma construção pré-inca e vista privilegiada da Via Láctea. Segundo o astrônomo Cristóbal Cobo, somente na linha equatorial é possível ver 100% das estrelas do céu.

Origem do nome Quito

A linguística sugere que "Quito" venha de palavras da língua tsafiki: "quit-sa" (metade) e "to" (mundo). Portanto, Quito significaria "metade do mundo".

Saber ancestral

Segundo especialistas, os povos pré-hispânicos tinham conhecimento avançado sobre a Terra, ao contrário da Europa medieval, onde predominava a ideia de um planeta plano.

Essas culturas dominavam recursos naturais e possuíam saberes sofisticados, como demonstram os conhecimentos dos maias em matemática e astronomia.

Fonte: BBC News Brasil

Leia mais...

Já pensou em fazer um curso?
Matricule-se sem sair de casa

www.boabolsa.com.br

© Direitos Reservados “DRM Educação Sistema de Ensino Ltda.”