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Você sabe o que é Empregabilidade?

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A empregabilidade nada mais é do que um conjunto de conhecimentos, sendo tanto técnicos quanto comportamentais que são buscados pelo mercado de trabalho no profissional.

Como o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, devido a globalização e das transformações digitais, as empresas querem contratar colaboradores que tenham competências com foco na maior eficiência.

A empregabilidade pode ser considerada um movimento também que busca a constante redução de custos, aumento da produtividade e a melhoria do nível de serviços prestados. Sendo assim, a esse fator pode ser colocado em vista em dois cenários, sendo elas a capacidade de conseguir um emprego e a aptidão para manter-se empregado. Para ambos cenários, o profissional tem que estar sintonizado com as mudanças de tecnologia e suas demais atualizações.

Resumindo, em um mercado de trabalho atual que cada dia se torna mais competitivo, o profissional precisa desenvolver competências e habilidades, sendo não apenas técnicas, mas também comportamentais e emocionais. Tendo sua capacidade de inovar e se relacionar com outros profissionais para propor soluções criativas.

Qual a importância da empregabilidade?

Nos dias de hoje é raro um colaborador de uma empresa continuar trabalhando nela por longos anos, principalmente se for na mesma função. Por isso, as mudanças nas empresas no dia de hoje, influenciam o conceito de carreira.

O mercado de trabalho mudou, alguns postos de trabalho deixaram de existir e também outros novos surgiram com força total. Por isso, aqueles profissionais que desenvolvem suas competências e ficam atentos às necessidades das empresas, se mostram mais capazes de se adaptar e reinventar nos dias de hoje, estarão mais aptos a manter o seu índice alto de empregabilidade.

Bases da empregabilidade

A empregabilidade é entendida como um conjunto de competências que é desenvolvida pelo indivíduo e que não pode ser retirada dele. As bases fundamentais da empregabilidade são as que garantem sua estruturação e dizem respeito a três pontos: competências, conhecimento e rede de relacionamentos.

Para entender melhor, vamos explicar cada uma das competências, sendo elas:

Ser proativo: o indivíduo assume responsabilidades dentro da sua função no trabalho e fica atento em antecipar às possíveis soluções, entregando os resultados desejados para a companhia.

Ser ético: imagine um conjunto de atitudes muito valorizadas, como o não uso de informações privilegiadas para adquirir vantagens pessoais, ter respeito às normas estabelecidas pela empresa e pela legislação em vigor dentro dela.

Ser automotivado: ter a motivação própria diante das dificuldades que surgirem, trabalhar em sintonia e em harmonia com seus colegas de trabalho, além de ter uma visão de futuro.

Já no caso de conhecimentos, o colaborador deve estar atualizado diante das novas exigências do mercado de trabalho, realizando cursos, participando de congressos, palestras entre outros.

E por último, sobre a rede relacionamentos, nada mais é do que o networking, fundamental para cultivar laços de amizades, seja dele dentro e fora do ambiente de trabalho. Isso irá permitir ter acesso a novas oportunidades de trabalho de forma natural e espontânea.

Fonte: pravaler.com.br
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