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Especial Dia da Educação: Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia

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A pandemia de covid-19 ainda impacta a educação brasileira. Embora os níveis de aprendizagem tenham avançado nos últimos anos, o país ainda não conseguiu retomar os patamares de 2019. Além disso, as desigualdades que já estavam presentes foram acentuadas. É o que mostra o estudo Aprendizagem na Educação Básica: Situação Brasileira no Pós-Pandemia, divulgado nesta segunda-feira (28), pelo Todos Pela Educação.

O estudo foi feito com base nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado para estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio para avaliar o desempenho em matemática e língua portuguesa. Em todas as etapas, os resultados de 2023 ainda não chegaram aos níveis atingidos em 2019.

Dados sobre Aprendizagem

  • 5º ano do ensino fundamental: em 2023, 55,1% dos estudantes tinham aprendizagem adequada em língua portuguesa e 43,5% em matemática. Em 2019, esses índices eram 56,5% e 46,7%, respectivamente.
  • 9º ano do ensino fundamental: em 2023, 35,9% dos estudantes tinham aprendizagem adequada em língua portuguesa e 16,5% em matemática. Em 2019, essas porcentagens eram 35,9% e 18,4%.
  • Ensino médio: 32,4% dos estudantes alcançaram aprendizagem adequada em língua portuguesa e 5,2% em matemática em 2023. Em 2019, os percentuais eram 33,5% e 6,9%, respectivamente.

“Se os desafios já eram grandes antes da pandemia da covid-19, o contexto atual torna ainda mais urgente o fortalecimento de políticas públicas focadas na recomposição das aprendizagens e na redução das desigualdades, garantindo o direito à educação de qualidade para todos”, diz o estudo.

Desigualdades Aprofundadas

A publicação mostra ainda que as desigualdades educacionais entre diversos grupos raciais e socioeconômicos e entre as unidades da federação, que já eram evidentes antes da pandemia, ou persistiram ou mesmo se aprofundaram. As desigualdades raciais na aprendizagem, por exemplo, destacadas no estudo, em 2023 eram maiores que em 2013.

Diferenças no 5º ano do ensino fundamental:

  • Em 2013, a diferença no percentual de estudantes com aprendizagem adequada entre brancos/amarelos e pretos/pardos/indígenas foi de 7,9 pontos percentuais em língua portuguesa e 8,6 pontos percentuais em matemática.
  • Em 2023, essas diferenças cresceram para 8,2 pontos percentuais em língua portuguesa e 9,5 pontos percentuais em matemática.

Diferenças no ensino médio:

  • Em língua portuguesa, a diferença passou de 11,1 pontos percentuais em 2013 para 14 pontos percentuais em 2023.
  • Em matemática, a diferença foi de 4,4 pontos percentuais em 2013 para 3,9 pontos percentuais em 2023.

Dia Mundial da Educação

A divulgação do estudo marca o Dia Mundial da Educação, comemorado em 28 de abril. A data foi definida após o Fórum Mundial de Educação em Dakar, Senegal, do qual participaram 164 países, incluindo o Brasil, que se comprometeram com o desenvolvimento da educação.

Junto ao Todos pela Educação, o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) disponibilizou dados sobre a aprendizagem em matemática, também com base no Saeb, que evidenciam os desafios em se ensinar e aprender essa disciplina no país. Os dados detalhados podem ser consultados na plataforma QEdu.

Desempenho em Matemática

  • Em 2023, no 9º ano, 16% dos estudantes atingiram o aprendizado considerado adequado em matemática. Em 2019, o índice era 18%, e em 2021, 15%.
  • No 3º ano do ensino médio, a porcentagem de estudantes com aprendizado adequado em matemática mantém-se em 5% desde 2021.
  • Entre estudantes brancos, 8% tiveram aprendizado adequado em matemática; entre pretos, 3%.

Desigualdades Socioeconômicas

  • Entre os mais ricos, 61% dos alunos têm aprendizado adequado em língua portuguesa no 5º ano do ensino fundamental, contra 45% entre os mais pobres.
  • Em matemática, os percentuais são 52% entre os mais ricos e 32% entre os mais pobres.
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