O que seu tempo de reação revela sobre sua saúde (e como medi-lo com um teste caseiro simples)
Ao longo da vida, nossa velocidade de reação aos estímulos entra lentamente em declínio. Este é um dos motivos que levam o nosso desempenho esportivo a diminuir a partir dos 30 anos de idade.
Os cientistas estão descobrindo que manter um tempo médio de reação pode ser um importante indicador do bom funcionamento do cérebro, mesmo nas últimas décadas de vida.
Mas a nossa velocidade de reação pode revelar muito mais: da saúde cardíaca até o risco de morte precoce, o tempo de resposta fornece uma janela para o funcionamento interno do corpo.
“Existem pessoas que simplesmente tendem a ser mais rápidas que outras, mesmo antes do aumento dos efeitos do envelhecimento”, explica Simon Cox, professor da Universidade de Edimburgo.
O declínio dos tempos de reação pode indicar o acúmulo da degradação causada pela idade — funcionando como marcador de vários sistemas biológicos interligados.
Teste caseiro
Uma forma simples de medir o tempo de reação em casa é o teste da régua que cai. Para isso, você precisará de um amigo ou familiar e uma régua.
Instruções
- Sente-se em uma cadeira com o braço repousando em uma mesa, com o pulso na borda, polegar e indicador voltados para cima.
- Peça que seu parceiro segure a régua verticalmente, com o "zero" alinhado ao seu polegar.
- Sem aviso, ele deve soltar a régua — e você deve tentar pegá-la o mais rápido possível.
- A distância que a régua cai antes de ser pega será sua avaliação.
Resultados
- Menos de 7,5 cm: excelente.
- Entre 7,5 e 15,9 cm: acima da média.
- De 15,9 a 20,4 cm: média.
- Acima de 20,4 cm: abaixo da média.
- Mais de 28 cm: ruim.
Estudos associam o declínio nos tempos de reação a doenças como AVC, doenças cardíacas e respiratórias, além do aumento no risco de mortalidade.
O que influencia o tempo de reação?
Gênero, genética, condicionamento físico, estilo de vida e personalidade são alguns dos fatores. Mas é mais relevante observar mudanças ao longo do tempo — por exemplo, testando anualmente.
Nossa reação depende de sistemas sensoriais, velocidade de processamento cerebral e execução muscular. À medida que envelhecemos, a capacidade física tende a falhar antes da capacidade de percepção.
“Fazer movimentos rápidos é mais difícil para os idosos. Por isso, precisam reagir com mais rapidez”, afirma Alaa Ahmed, da Universidade do Colorado.
Como manter o tempo de reação em dia
Manter a saúde geral, incluindo o sistema nervoso, é essencial. Estudos mostram que idosos saudáveis ainda respondem bem a estímulos como sons altos.
Além do teste da régua, jogos online, como o Teste de Tempo de Reação Padrão Humano, também são úteis. Declínios significativos podem sinalizar problemas como demência precoce.
Dicas para melhorar
- Treinamento de dupla tarefa: andar virando a cabeça, equilibrar-se recitando o alfabeto, lançar uma bola enquanto associa palavras.
- Aulas de ginástica com estímulos visuais e auditivos.
- Esportes, música e jogos intelectuais ajudam a manter a mente afiada.
Essas atividades exigem respostas rápidas e promovem a conexão entre cérebro e corpo, favorecendo um envelhecimento mais saudável.
Referência: BBC Brasil
Leia mais...